segunda-feira

Como escolher o Buffet para seu casamento?

Antes de contratar um dos serviços mais importantes de seu casamento, você precisa saber como ele funciona e o que tem para oferecer. Alguns locais têm a grande vantagem de oferecer uma série de serviços acoplados: mesa e cadeiras, toalhas e talheres, serviços de decoração, manobrista etc. Na verdade, eles têm toda uma engrenagem muito bem lubrificada para trabalhar com bastante eficiência.Você deve contratar o serviço de buffet ou restaurante com 12 a 6 meses antes da cerimônia, quanto maior o prazo melhor, assim você terá tempo suficiente para cuidar de todos os detalhes e garantirá que o local escolhido estará disponível na data. Isto não é uma regra, se o casamento for decidido em cima da hora, ainda é possível garantir um serviço de primeira.Para ajuda - lá nesta tarefa, conversamos com alguns profissionais e garimpamos algumas dicas para você não errar na escolha.CardápiosA primeira coisa a decidir é o tipo de festa que pretende fazer. Pode ser um jantar, um almoço, bruch ou um coquetel. Depois você precisa definir o número aproximado de convidados e a data prevista do casamento para solicitar os orçamentos.Alguns oferecem degustação dos pratos oferecidos, como carnes e massas, isso servirá para você provar o tempero, e ajudar na escolha do cardápio. Também é importante verificar que tipos de entradas e coquetéis que serão servidos aos seus convidados.Sem exageros a combinação ideal para seu cardápio é: Entradas, carnes, massas, saladas e acompanhamentos. No caso de sobremesas, pode ser opcional se você oferecer doces miúdos e bolo.Em geral alguns locais possuem cardápio pré-estipulados, porém o ideal seria os noivos escolherem o cardápio de acordo com seu gosto e preferência.BebidasAlguns buffets ou restaurantes costumam oferecer incluso no cardápio alguns tipos de bebidas. Veja se estas bebidas serão servidas com fartura, e se será servida a festa toda.
Não esqueça também de verificar a cobrança de taxas de rolha para bebidas (whisky, vinhos, espumantes), alguns abrem negociações para a isenção dessas taxas, neste caso, consulte as empresas
(Distribuidores ou Importadores) que fornecem a consignação dessas bebidas destiladas, só deixe por conta do buffet refrigerante, água e cerveja.
Serviços
A maioria dos locais oferecem a comida e os serviços de garçons, copeiros, auxiliares, porque já tem uma equipe formada e treinada. Nesse caso, é complicado você contratar os garçons à parte, pois qualquer problema que ocorrer, o buffet não se responsabilizará.
Deixar o som da sua festa a cargo do buffet ou incluso no pacote pode não ser o ideal. Você precisa ouvir e ver quem são os cantores (bandas ao vivo) ou DJ´s (som mecânico) e quais estilos de músicas costumam executar.
Decoração
Alguns locais poderão lhe oferecer parte ou todo o serviço de decoração (incluso ou não no valor da refeição), caso você opte pela decoração do lugar peça para que sejam mostradas fotos deste material ou marque para ver pessoalmente o local arrumado. Mas a maioria do material oferecido são mais tradicionais e padronizados.
Faz muita diferença se você der o seu toque pessoal na decoração da festa. Atualmente existem muitos jeitos de decorar uma festa de casamento, se a sua idéia é criar um clima diferente e moderno é bom
contratar uma empresa de decoração especializada em casamentos para você não se incomodar.
Local e Estrutura
Informe-se sobre a possibilidade de visitar o buffet antes de começar uma festa, aproveite para visitar o banheiro, a cozinha, e cheque se os materiais estão em bom estado e conservação, esse é o melhor jeito de você avaliar o serviço, o local, a estrutura e ter uma idéia de como será sua festa.
Também é importante estar informado quanto ao horário disponível para seu evento, isto serve tanto para o buffet como para a banda ou DJ. Pois alguns lugares têm horário certo para encerrarem suas atividades, sendo cobrado após este horário hora extra. Veja se o som poderá ser tocado até está hora.
Estacionamento
Verifique se o buffet tem estacionamento próprio. Se tiver, é importante se informar sobre o funcionamento, se comportará o número de carros que virá ao seu evento, se oferece serviço de manobrista e qual é o valor cobrado pelo período.Se não possui estacionamento, é interessante se informar onde fica o mais próximo, entrar em contato com a empresa para reservar sua data para que seus convidados possam ter esta segurança no dia do seu casamento.
Burocracia
Muitos casais estão optando em fazer o casamento civil, ou cerimônia religiosa no mesmo local da recepção, antes de decidir o local, veja se você não terá problemas em fazer um mini altar ou uma mesa para a cerimônia.
Quando solicitar o orçamento, verifique se todos os detalhes estão especificados por escrito e nunca feche nada verbalmente. Informe-se previamente também sobre a quantidade de bebidas, comidas, equipamentos, taxas adicionais e como será a cobrança em caso de quebras ou danos de utensílios e materiais do buffet, isso vai evitar que você tenha surpresa e garanta que sua festa ocorra como esperado e planejado.
Preço
Os preços variam muito de empresa para empresa, você terá que pesquisar bastante antes de fechar o buffet ou restaurante. Evite pagar toda a festa de uma vez só, alguns locais pedem um valor no fechamento do contrato e o saldo próximo à data do evento ou ainda em forma de parcelamentos.
Comprar um pacote fechado com decoração, comida, bebidas, fotografia, filmagem, som, cerimonial, ect, costuma ficar mais barato, o problema é que nem sempre você ficará satisfeito com tudo, então, a dica é analisar item por item e incluir no pacote somente o que lhe interessar.
O melhor é evitar que algo saia errado,
para tanto uma cerimonialista, ou uma pessoa de sua confiança pode ajudar muito. Além disso, informe-se na contratação sobre as restrições do buffet. Se quiser, por exemplo, Contratar um maitre de sua preferência, certifique-se que não haverá nenhum problema. Se não for possível, veja se o maitre da casa prepara tudo ao seu gosto.
Para Finalizar
Eficiência e praticidade nem sempre andam juntas com bom gosto e elegância. Por isso, questione sempre que não achar determinado item bonito ou adequado. Pergunte se não dá para substituir, faça sugestões e não se acanhe em dizer o que acha. Não existe regras, porem os profissionais são unânimes em afirmar que o mais importante é a festa refletir o estilo de vida dos noivos. Se o local escolhido for criativo, melhor ainda, pois o que será servido terá a marca da dupla. Isto vale também para as escolha do cardápio que é personalizado e vária de casal para casal.






Fonte: www.site da noiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário